domingo, 2 de junho de 2019

História do município de Janduís/RN


Durante o período colonial existia, na região hoje ocupada pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, uma confederação de tribos Cariris, hostil à Coroa portuguesa. Dentre estas uma das mais aguerridas era a dos Janduís, cuja denominação deriva de Nhandu-í-a ema pequena, o corredor, o veloz. As balas e as botas dos colonizadores quebraram essa resistência, assim como a escravidão e as doenças dissolveram as tribos. Restaram a lenda e o nome.

A área territorial onde hoje se localiza o município de Janduís era em 1878 uma propriedade agrícola conhecida por "São Bento Velho", pertencente ao senhor Vicente Gurgel do Amaral destacava-se dentre as outras da localidade, na qual ele criou sua família composta por 11(onze) filhos dentre os quais se destacaram Canuto Gurgel do Amaral e Daniel Gurgel do Amaral. A principal atividade econômica da localidade era o cultivo do algodão.

Com a morte do proprietário das terras, a administração passou para Canuto Gurgel do Amaral(1891-1951), considerado o fundador de Janduís.

Canuto Gurgel, em pagamento a uma promessa feita a São Bento, construiu a primeira igreja do município em 1912. O fazendeiro  foi o animador local, construiu as primeiras residências, os prédios comerciais e instalou a 1ª (primeira) feira em 1926, ganhando, rapidamente, popularidade na região e promovendo o desenvolvimento do povoado. Durante as feiras era muito comum a ocorrência de tumultos, confusões e troca de bofetes. Daí o nome de "São Bento do Bofete", denominação pela qual a região ficou conhecida por muitos anos. 

Em 1938, em homenagem ao ditador Getúlio Vargas, São Bento Velho recebeu o nome de "Distrito Getúlio Vargas". Apenas em 1943, passou a ser chamado de Janduís, em homenagem aos índios da região. 

Janduís desmembrou-se do município de Caraúbas através da lei estadual º 2.746, de 7 de maio de 1962, tendo sido instalado em 12 de junho de 1962. Nesse mesmo ano Lourival Canuto de Araújo, tomou posse como o primeiro prefeito de Janduis, tendo sido nomeado pelo Governador Aluizio Alves. 

Em 01º de dezembro de 1963, realizaram-se as primeiras eleições para escolha dos cargos de prefeito, vice e vereadores de Janduís/RN. Naquele pleito, o senhor Miguel Veras Saldanha, vulgo "Seu Migas",  foi eleito e tornou-se o primeiro prefeito constitucional da cidade, empossado em 01º de fevereiro de 1964.

Com um crescente número de devotos em todas as regiões de Janduís, Santa Teresinha tornou-se a padroeira oficial do município, tendo, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Rio Grande do Norte, contudo, São Bento continua com vários devotos na cidade, estando ao lado de Santa Teresinha na procissão de outubro. Em 2007, começou a ser erguida, no conjunto Verde Teto, uma igreja em homenagem a São Bento. 

Essa igreja teve sua primeira festa em Julho de 2008, com santa Teresinha estando ao lado do co-padroeiro de Janduís durante toda festa, representando a união dos santos padroeiros do município abençoando os milhares de devotos de Santa Teresinha e São Bento em Janduís.

FONTE:
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Janduís - Portal Fatos do RN

Um comentário:

  1. Janduís foi a cidade em que vivenciei parte da minha infância, para onde me deslocava nas férias escolares e ficava em trânsito entre Campo Grande os sítios dos meus tios e a cidade de Janduís. Aprendi a gostar e admirar a bravura do povo desta cidade na transformação econômica e nos avanços sociais durante as diversas administrações municipais, e hoje podemos notabilizar a atual gestão em que prioriza o desenvolvimento social e econômico, através de várias ações que viabilizam o crescimento e o destaque da cidade no cenário regional. Parabéns ao povo Janduiense e aos gestores municipais pelo progresso e pela busca constante da melhoria das condições de vida da população e pela paz duradoura no seio familiar.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook